As ligações à Internet em banda larga eram uma realidade para 1,46 milhões de portugueses no final do ano passado. Ao longo do último trimestre do ano aderiram à tecnologia 76 mil novos clientes, mais 5,5 por cento que no trimestre anterior e mais 23 por cento que no trimestre homólogo.



Os números divulgados pela Anacom revelam uma forte migração das ligações dial up para as ligações em banda larga, sobretudo ADSL, que mantém a liderança em termos de tecnologias de acesso à rede, com 918 mil utilizadores, contra os 538 mil utilizadores de cabo, e uma quota de 62,8 por cento no total de acessos à Internet (1,617 milhões).



Somados os vários tipos de acesso fixos a penetração de banda larga em Portugal era no fim do ano de 13,8 por cento. Adicionando a estes os acessos móveis a Anacom calcula que a tecnologia chegue já a 15,5 por cento dos portugueses.



Cerca de metade dos clientes de Internet que aderiram à banda larga entre Outubro e Dezembro optaram pelos serviços de operadores alternativos, o que contribuiu para manter a tendência de redução de quota do grupo PT, indica a informação da Anacom que pela primeira vez divulga dados relativos ao posicionamento no mercado dos vários prestadores de serviços.



Os dados revelam pela primeira vez as quotas de mercado dos operadores, indicando que a PT geria no período 71,6 por cento do parque de clientes, seguida da Cabovisão que captava 10,1 por cento do mercado e da Novis, com 9 por cento. A Onitelecom ocupa a quarta posição do ranking com uma quota de 6 por cento.


Dentro do grupo PT é a PT.Com que reúne a maior fatia de clientes com uma quota de 44,1 por cento, seguida da TV Cabo com 23,2 por cento, da PT Prime com 2,8 por cento, da TV Cabo Madeirense com 1,4 por cento e da PT Wi-Fi com 0,1 por cento.



No último trimestre de 2006 existiam 1,33 milhões de clientes residenciais, dos quais 1,188 milhões possuíam ligações em banda larga. No segmento não residencial foram contabilizados 289 mil clientes. Em ambos os domínios o ADSL é a tecnologia mais utilizada.



No final de 2006 existiam em Portugal 1,617 milhões de utilizadores de Internet, através de acesso fixo. O número representa um aumento de 10,9 por cento face ao período homólogo.



Notícias Relacionadas:

2007-02-19 - Descargas de jogos a partir da internet é prática comum entre jovens portugueses

2007-02-08 - Anacom diz que preços de banda larga em Portugal são 3,6% abaixo da média na Europa

2007-02-05 - Adesão a banda larga prejudicada por falta de concorrência no mercado europeu

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.