Os números apurados pela Anacom para o primeiro trimestre do ano mostram que a Banda Larga móvel continua a ser um dos motores de crescimento deste mercado, ganhando neste período 313 mil novos clientes e subindo 13% face ao trimestre anterior.

No total, e até final de Março, estavam registados 2,69 milhões de utilizadores via rede móvel, embora só 1,33 milhões de utilizadores estejam activos. Ainda assim, a reguladora do mercado de comunicações diz que este valor cresceu 14,7% no último trimestre e 67,9% face ao período homólogo.

Também o tráfego de acesso na rede móvel cresceu, aumentando 7,8% face ao trimestre anterior, fixando-se agora o tráfego médio mensal por cliente em 1 GB.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Banda larga com 98% dos acessos fixos
Mantendo uma tendência já anteriromente verificada, o crescimento dos acessos fixos à Internet é muito mais reduzido, fixando-se nos 3,6% face aos últimos três meses de 2008, para as 1,73 milhões de clientes. A banda larga continua a dominar de forma massiva, representando já 98% dos acessos, o que corresponde a cerca de 1,7 milhões.

O acesso em dial-up continua a perder clientes, registando 38 mil clientes, menos 3 mil que no final de 2008.

A Anacom indica que a actividade comercial do Grupo PT, da Zon e da Vodafone sustentam este crescimento.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A principal tecnologia de acesso à Internet a partir de rede fixa continua a ser o ADSL, que representa 58,4%, perdendo porém 3,6% face ao último trimestre. A rede de cabo é utilizada por 40% dos clientes que têm banda larga fixa.

O grupo PT detém a maior quota de banda larga fixa, com 42,5% dos clientes. Segundo os dados da Anacom, nos primeiros três meses do ano os serviços da PT conquistaram 64% dos novos clientes de banda larga fixa.

Entre os restantes operadores a Zon cresceu 0,3 pontos percentuais para os 31,6% e a Vodafone ganhou também clientes, mas mantém uma quota de mercado reduzida, de apenas 3,2%, enquanto a Cabovisão e a Sonaecom estão em rota inversa, como se pode ver no quadro abaixo.

[caption]Nome da imagem[/caption]

No final de Março, a taxa de penetração do acesso à Internet em banda larga situava-se nos 16 por 100 habitantes para os acessos fixos e em 25,4 por 100 habitantes para os acessos móveis.