A Mozilla disponibilizou esta semana uma nova versão de teste do Firefox 4. Com a quarta beta do navegador, chega a prometida funcionalidade destinada a facilitar a organização dos separadores e a possibilidade de sincronização dos dados de navegação do utilizador nos vários dispositivos por este usados para aceder à Internet.

Inicialmente designada Tab Candy, era apontada como uma das grandes mudanças a esperar da próxima versão do Firefox, agora, muda de nome para Panorama e passa a estar disponível através da mais recente versão de teste do programa, prometendo "meter" ordem nos separadores do browser.

A novidade tem sido algo antecipada por se tratar de uma estreia, uma vez que nenhum dos navegadores actualmente disponíveis apresenta uma configuração do género, e por vir suprir uma necessidade sentida por vários utilizadores de verem simplificado o caos de janelas e separadores abertos que acumulam quando navegam na Web.

Como o TeK já explicou, o Panorama permite agrupar os separadores por temas e "alternar" entre grupos e tipos de vistas, facilitando a navegação e organização, num esquema semelhante ao que é apresentado para as janelas abertas no desktop em ambiente Mac.

Outra das mudanças introduzidas com a beta 4 é o Firefox Sync, um serviço que já foi conhecido como Weave e que permite sincronizar dados do utilizador como a lista de Favoritos, separadores abertos, palavras-passe, histórico de navegação e preenchimento automático de campos destinados a dados, nos vários dispositivos onde este tenha o Firefox aberto - ou mesmo no iPhone, através do Firefox Home for iPhone.

A Mozilla garante que os dados são todos encriptados antes de serem transferidos para o servidor e que este não guarda nem analisa quaisquer registos de navegação na Web, pelo que não fica comprometida a privacidade do utilizador.

A nova beta ficou disponível para download ontem, menos de um mês após o lançamento da terceira versão de teste, e assegura, tal como as anteriores, compatibilidade com Windows, Mac e Linux.