Acaba de ficar disponível para download a versão beta do Firefox 4 destinada a smartphones Android e ao Maemo, usado no modelo N900, da Nokia. A versão de teste daquele que será o próximo browser da Mozilla ganha compatibilidade com os telefones com os sistemas operativos móveis de código aberto apenas poucos meses após a chegada aos computadores, em Abril.

O software, compatível com versão 2.0 ou posterior do SO, foi anunciado ontem, no blog oficial da fundação. Na mensagem online, os responsáveis pelo novo navegador Web para as plataformas móveis adiantam algumas das características do programa, que pode ser descarregado aqui.

Tendo como especial preocupação as melhorias ao nível do desempenho velocidade de resposta, a versão do Firefox 4 optimizada para telemóvel conta também com algumas funcionalidades presentes na beta para desktop. É este o caso do Sync, uma ferramenta que assegura a sincronização do histórico de separadores abertos, lista de favoritos e palavras passe do utilizador seja este usado no computador ou telefone.

O programa inclui também aquilo a que a Mozilla chama Awesome Screen, que faculta o acesso ao histórico de navegação Web mais recente, favoritos e separadores a partir da barra de endereços do browser - bastando para isso que o internauta comece a escrever na mesma o que procura.

A página inicial da versão mobile do Firefox 4 oferece um panorama dos separadores abertos pelo utilizador da última vez que usou o navegador, separadores que tenha no PC e sugere e add-ons para personalização do browser.

De acordo com a equipa de desenvolvimento, o software foi testado no Nokia N900 e em modelos Android como o Nexus One, HTC Desire ou Motorola Droid 2 mas deverá funcionar sem problemas em vários outros modelos Android 2.0 (e versões posteriores), sendo disponibilizada uma lista de compatibilidades.

Para já, não foram apontadas datas para o lançamento da versão final do software, mas a equipa promete updates regulares e "eventualmente" uma actualização automática para a versão final.

Nota da Redacção: Foi corrigido o link para o blog da Mozilla.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.