Ficou hoje disponível para download a versão beta do Opera Mobile 10.1 para Android, cumprindo o calendário previsto para o lançamento do novo browser móvel, por enquanto compatível apenas com smartphones com o sistema operativo de código aberto promovido pela Google.

O Opera Mobile constitui uma alternativa mais "completa" - mais segura, mas também mais exigente nos recursos - ao Mini, embora se assemelhe a este no que à experiência de navegação concerne, segundo alguns meios que já testaram a nova proposta da Opera.

Para a mais recente versão do browser são prometidas novas funcionalidades e maior rapidez na navegação, com melhorias ao nível da renderização das imagens que aceleram o carregamento de páginas, bem como uma melhor integração com o próprio sistema operativo.

Garantidos estão, por exemplo, o suporte ao Pinch-to-Zoom, a pensar nos smartphones de ecrã táctil, e à geolocalização, permitindo aos utilizadores tirarem maior partido de aplicações Web que ofereçam serviços baseados na localização geográfica. Esta versão para plataformas móveis assegura também a sincronização de favoritos com o browser Opera usado no desktop.

A versão beta do novo Opera Mobile foi apresentada em quase duas dezenas de idiomas, incluindo o português, podendo ser descarregada a partir do Android Market.

Em Julho, a empresa tinha lançado a versão final do Mini 5 para Android, cerca de quatro meses depois da chegada da beta. O browser mais "leve" da companhia norueguesa foi popularizado pelo recurso a uma tecnologia de compressão de dados que permite reduzir os consumos de tráfego e promete bons desempenhos mesmo em ligações de Internet menos velozes e dispositivos com menor rapidez de processamento.