A Cleveland Public Library, nos Estados Unidos, está a implementar um novo sistema para o aluguer de livros electrónicos que permitirá aos utentes efectuar o download das publicações para os seus PCs e PDAs.



A nova colecção de ebooks, que estará online a partir do próximo mês de Março, é vista como a primeira do género numa biblioteca pública e funcionará de forma idêntica aos sistemas adoptados pelas bibliotecas tradicionais.



Aqueles que quiserem fazer o download dos livros em formato electrónico terão de possuir um cartão da biblioteca de Cleveland. Além disso, o livro bloqueará ao leitor actual depois de passado um determinado número de dias estabelecido, para que outros possam consultá-lo, uma vez que existirão poucos exemplares da mesma obra.



No total, estarão disponíveis cerca de 1.000 títulos em formato electrónico, incluindo as últimas obras de autores como Michael Crichton, Clive Barker ou Joyce Carol Oates, noticiava a News.com.



Embora com um desenvolvimento lento, o mercado dos ebooks ultimamente tem sido impulsionado pelo desenvolvimento de melhor software de protecção e pelo crescimento dos Tablet PCs, , defende o presidente da Overdrive, empresa que criou o novo sistema para a biblioteca de Cleveland.



O sistema disponibilizado pela biblioteca de Cleveland oferece novas potencialidades, incluindo a possibilidade de fazer o download de livros para PCs e PDAs e criar um livro electrónico portátil que poderá ser lido mesmo offline.



Notícias Relacionadas:

2002-10-12 - Palm Digital desenvolve novo software servidor para ebooks