A Biblioteca Nacional Espanhola deverá no final do próximo ano somar 130 mil obras digitalizadas, num total de 7 milhões de páginas, adianta a imprensa espanhola, com base em informação fornecidas pela directora da instituição, Gloria Perez, numa entrevista à agência Efe.


O projecto espanhol arrancou em 2008, com o objectivo de em cinco anos digitalizar 200 mil obras relevantes na história cultural do país. Em 2011 o projecto segue, embora moldados pela crise, que dita uma redução de 4,5 por cento no orçamento disponível, face ao ano anterior.

Em processo de digitalização estão manuscritos, livros do século XVIII e XIX, jornais ou fotografias espanholas e ibero-americanas.


O actual projecto de digitalização de documentos históricos é financiado pela Telefónica, que já prometeu continuar o apoio ao projecto para lá dos cinco anos acordados.


A directora da Biblioteca Nacional Espanhola assegurou à Efe que só apoios como o da Telefónica têm permitido avançar para o mundo digital, recusando as constantes ofertas da Google.