São cada vez mais as bibliotecas públicas norte-americanas que estão a aderir aos serviços de downloads de livros em formato áudio, uma forma de sobreviverem e se adaptarem à era digital. A revisão do modelo tradicional é encarada como uma resposta às necessidades e à vida mediática de cada cliente que tem cada vez menos tempo para se dirigir ao espaço físico, acabando por abandonar os hábitos de leitura.

O processo de requisição é simples: basta aceder ao site da biblioteca e efectuar o download do título pretendido (mesmo que este já tenha sido solicitado por outros utilizadores). Quando termina o tempo de requisição o ficheiro fica inutilizável, deixando de poder ser ouvido pelo requisitante.

Para Barbara Nichols Randall, directora da Biblioteca Pública Guilderland o formato online apresenta inúmeras vantagens, uma vez que "o acesso à biblioteca é feito durante 24 horas, sete dias por semana", afirmou à Associated Press.

Duas empresas lideram o serviço prestado às bibliotecas, a OverDrive e a NetLibrary. De acordo com a notícia da Associated Press, a primeira empresa conta já com mais de mil bibliotecas na sua lista de clientes, enquanto a NetLibrary, que lançou o serviço apenas em Janeiro, soma apenas 200 assinantes.

O principal obstáculo ao serviço está relacionado com a incompatibilidade dos formatos áudio, isto porque os serviços oferecem ficheiros no formato Windows da Microsoft são incompatíveis com o iPod da Apple, o mais popular leitor de media nos Estados Unidos.

Cada bibliotecário tem de optar pelo formato que achar mais conveniente. A NetLibrary tem acordos de licenciamento para fornecimento de livros com formato Windows Media Audio. Quem possui um leitor da Apple pode efectuar downloads da Audible e os ficheiros da OverDrive podem ser copiados para CDs e convertidos a formatos iPod.

Notícias Relacionadas:

2005-08-12 - Google suspende temporariamente projecto de digitalização de livros

2005-05-04 - Presidente da UE apoia criação de uma Biblioteca Digital Europeia

2004-12-15 - Google digitaliza colecções de cinco bibliotecas universitárias americanas