A disputa travada entre o Bing e o Yahoo no mercado de pesquisas online está cada vez mais renhida. E segue dando vantagem ao mais recente dos dois, com a veterana Yahoo a ver a sua quota cada vez mais ameaçada pelo motor de busca lançado em 2009 pela Microsoft.

A conclusão surge com os últimos resultados divulgados pela comScore, que analisa a utilização dos diferentes motores de busca no mercado norte-americano, considerado um dos mais relevantes a nível global.

É verdade que o Yahoo continua a ser o segundo motor de pesquisas mais usado, numa tabela há muito liderada pelo Google, mas o Bing continua progressivamente a crescer. E a diferença que os separa é agora de apenas 0,1 pontos percentuais.

Numa altura em que a quota de mercado do Yahoo se situa nos 15,1%, a do motor de busca da Microsoft salda-se em 15%. Os valores continuam, porém, a não fazer frente aos 65,4% detidos pela Google.

Note-se também que os números da comScore não incluem as pesquisas feitas a partir de smartphones ou tablets, assim como não contemplam as desencadeadas utilizando a funcionalidade Google Instant.

Esta característica ajudará a explicar as divergências face aos números propostos por outros estudos, como os do StatCounter, que atribui tanto ao Bing como ao Yahoo quotas de 9,5%, estimando que a do Google se situe quase nos 80%. O NetApplications, por exemplo, dá ao Google uma fatia de 76% de todas as pesquisas, colocando o Bing em segundo lugar com 11% e o Yahoo em terceiro, com 10%.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes