Já é possível aceder ao novo motor de busca da Microsoft a partir do domínio .pt. Ainda limitado nas funcionalidades, o serviço já pode ser usado para encontrar páginas de Internet e imagens, no universo da Web, só em português ou só em Portugal.

Ainda não estão acessíveis as categorias de pesquisa que vão permitir ao utilizador canalizar as suas buscas para áreas mais específicas (para além das imagens, vídeos, compras, notícias, mapas ou viagens) e a visualização de resultados também não é final.

Na versão portuguesa a acompanhar os resultados da pesquisa ainda não surge a funcionalidade que dará informação sobre o histórico de pesquisas ou pesquisas relacionadas. Também ainda não há links patrocinados.

A imagem da homepage local exibe uma cidade com uma arquitectura de influência árabe, a mesma que também ilustra a página de entrada do serviço noutros países da Europa.

A versão americana tem uma imagem diferente, exibindo uma paisagem na Capadócia, Turquia, com pontos onde é possível clicar para aceder a imagens ou links com informação relacionada.

De sublinhar no entanto que quando anunciou o lançamento do novo motor de busca, a Microsoft já tinha apontado o dia 3 de Junho como data oficial de lançamento e explicado que até lá o serviço ia ficando disponível de forma gradual.

Contactada pelo TeK, a Microsoft Portugal explica que no dia 3 a versão local do motor de busca já vai dispor das funcionalidades em falta (como as diversas categorias de pesquisa), mas acrescenta que nessa data não estará finalizado o processo de costumização da versão portuguesa, que fará o serviço assumir a localização Portugal para todas as funcionalidades, nomeadamente as imagens a exibir na homepage. Ainda não é conhecida a data de conclusão deste processo de costumização.

O Bing vem substituir o Live Search e marca o reforço da aposta da Microsoft no mercado de pesquisas online, liderado com larga vantagem pela Google.