A Microsoft prepara-se para introduzir aquela que será a alteração mais radical ao Bing desde o lançamento do motor de busca, em 2009. A fabricante vai tirar partido das boas relações com o Facebook e o Twitter para oferecer uma integração profunda com as redes sociais. E resultados que o Google não pode dar.

A mudança terá repercussões ao nível do aspeto e funcionalidades do motor de busca, onde os resultados das pesquisas passaram a ser apresentados em três colunas (ou blocos), explica a Associated Press.

O primeiro bloco, colocado do lado esquerdo, será reservado aos resultados mais relevantes da pesquisa, como estamos habituados a ver neste tipo de serviços, mas os outros dois apresentam características menos usuais.

A coluna do meio, designada "Snapshot", será dedicada a fornecer ajuda na contratação de serviços ou desempenho de tarefas práticas do quotidiano, como obter indicações sobre como chegar a um local, comprar bilhetes para o cinema ou reserva de estadias em hotéis.

A funcionalidade, que numa primeira fase de testes não estará já acessível, vai fazer com que, por exemplo, quando um utilizador introduza na barra de pesquisa o nome de um filme lhe seja disponibilizada informação sobre esse filme, mas também as salas onde se encontra disponível e ainda dada a possibilidade de adquirir os bilhetes online.

Para os hotéis a lógica é semelhante, ser-lhe-ão fornecidas informações sobre o tipo de alojamento, fotografias das instalações e possibilidade de fazer as reservas.

O terceiro compartimento, colocado do lado direito do ecrã, é aquele ao qual para o qual serão remetidas as funcionalidades que tiram partido da integração com as redes sociais parceiras do site.

Os utilizadores que recorram ao Bing estando autenticados no Facebook verão surgir do lado direito do ecrã recomendações com base nas suas preferências e atividade na rede social, bem como com a atividade dos seus contactos.

Uma pesquisa por hotéis num determinado local deverá resultar na apresentação de uma listagem dos amigos do utilizador que já estiveram naquele lugar, sendo-lhe dada a oportunidade de pedir conselhos a esses contactos, publicando perguntas nos seus murais do Facebook, sem sair da página do Bing.

Na mesma coluna será dado destaque a informações disponíveis no Twitter sobre o assunto que está a ser objeto de pesquisa no Bing. Neste caso podem ser considerados tanto os contactos do utilizador na rede de microblogs, como outros. O serviço pode também sugerir-lhe peritos no assunto sobre o qual procura informação e encaminhá-lo para outros blogs ou sites onde estes partilhem informação sobre o tema.

Está previsto que as novidades sejam implementadas a partir do próximo mês, mas até lá já será possível, a partir de terça-feira, ter acesso a uma versão de teste em http://www.bing.com/new.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes