A RIM já lançou oficialmente a BlackBerry App World, uma loja online onde disponibiliza uma vasta variedade de aplicações pessoais e empresariais para todos os utilizadores dos smartphones da marca.

O serviço, que implica que os clientes instalem um ficheiro executável nos equipamentos para que seja possível a busca de aplicações na loja, é compatível com os modelos Pearl com trackball e com os que incorporam a tecnologia SurePress.

Após instalada a aplicação, a App Store apresenta automaticamente um catálogo de aplicações relevantes para o modelo a partir do qual os utilizadores estão a navegar, assegura a RIM.

As pesquisas de ferramentas podem, no entanto, ser feitas através de palavras-chave e os downloads poderão ficar registados no espaço My World, uma secção que acompanha as escolhas do utilizador.

As ferramentas expostas na loja online dividem-se entre aplicações pagas e gratuitas e os pagamentos podem ser efectuados através de PayPal.

Num anúncio em separado, o Skype anunciou que, a partir de Maio, terá uma versão do software VoIP para BlackBerry, que será disponibilizado no App World.

Por enquanto, a loja está disponível no Reino Unido, EUA e Canadá embora esteja previsto o alargamento da plataforma a outros territórios nos próximos meses, asseguram a RIM.