A blogosfera tem vindo a ser invadida por conteúdos considerados menos próprios, tais como pornografia, linguagem ofensiva, malware e outros ameaças. Uma análise da ScanSafe referente ao mês de Março, cerca de 80 por cento dos blogs contêm conteúdos ofensivos e seis por cento alojam malware. De acordo com a empresa, é tão provável encontrar um palavrão como a palavra "China" na blogosfera.



O desconhecimento acerca dos conteúdos que um utilizador vai encontrar ao visitar um blog contribuiu para a exposição do computador a ameaças como vírus ou perda de informação pessoal, garante a ScanSafe. Por outro lado, a constante mutação das formas de ataque e de propagação de conteúdos maliciosos dificulta o rasteio executado pelas soluções de segurança habituais que se apoiam em técnicas fixas e não acompanham a evolução das ameaças.



Dada a situação, a empresa de segurança alerta que todos os utilizadores e companhias deverão ter especial atenção ao visitar estes espaços online.



Para recolher os dados, apresentados pela PC World, a SafeScan optou por analisar uma amostra aleatória de 614 blogs com actividade significativa. Dentro deste segmento foram consideradas todas as páginas onde fosse detectado, pelo menos, um post com algum tipo de conteúdo ofensivo.



No ano passado, a empresa bloqueou 12 milhões de ameaças online provenientes de 30 países.



Notícias Relacionadas:

2007-04-09 - Especialistas promovem conduta de utilização da blogosfera