Os portugueses residentes no Continente que acedem à Internet a partir de suas casas passaram mais de 840 mil horas a navegar em páginas de blogs durante 2004, segundo revela o mais recente Netpanel da Marktest. Os chamados blogs atraíram às suas páginas 36,9 por cento da comunidade internauta com quatro e mais anos que na região de Portugal Continental possuía acesso doméstico à Web no ano passado, num total de 602 mil internautas.



Durante este período, foram visitadas mais de 57 milhões de páginas de blogs, uma média de 95 por utilizador. O tempo total de navegação ultrapassou as 842 mil horas, numa média de 1 hora e 24 minutos por utilizador.



Dezembro foi o mês mais activo de 2004 para este tipo de sites, com a visita de 220 mil utilizadores únicos. Depois de se terem registado valores próximos dos 195 mil visitantes diferentes nos primeiros dois meses do ano, o acesso aos blogs baixou nos meses seguintes. Em Setembro começou a evidenciar-se uma tendência de crescimento, que atingiu o seu pico no último mês do ano, refere a Marktest.



O Blogger.com, o Photoblog.be e o Gatofedorento foram, por esta ordem, os blogs que reuniram maior número de visitas em 2004, mediante o que indica o Netpanel da Marktest, com respectivamente 193 mil, 115 mil e 77 mil utilizadores únicos.



A análise do perfil dos visitantes de blogs aponta para o predomínio do sexo masculino (68,9% dos visitantes são homens e 31,1% são mulheres). Os escalões etários mais representados são entre os 15 e os 34 anos, que constituem 63,9 por cento do total de visitantes. Por classes sociais, predominam os indivíduos das classes alta e média alta, que representam 47,7 por cento dos "bloguistas", sendo a região da Grande Lisboa a mais representada, já que aí residem 32,1 por cento dos visitantes destes sites.



Notícias Relacionadas:

2004-07-18 - Diariamente surgem entre 8 a 17 mil novos blogs

2003-11-01 - Maioria dos blogs não são actualizados regularmente

2003-07-01 - Bloggers não podem ser responsabilizados pela falta de exactidão dos conteúdos