
As “spam calls” são chamadas automáticas feitas por robots, ou serviços de vendas de serviços, que são já um flagelo à escala mundial. A Truecaller é um serviço de identificação de telecomunicações que reuniu diversas estatísticas referentes à quantidade de chamadas de spam que as pessoas recebem, destacando que houve um aumento de 300% em todo o mundo em 2018, embora alguns países tenham diminuído, como é o caso dos Estados Unidos, que passou do segundo mais afetado para oitavo.
A empresa refere que só a sua aplicação ajudou os utilizadores a identificarem e bloquearem cerca de 17,7 mil milhões de chamadas. No geral, os utilizadores utilizaram a aplicação para identificar 74,1 mil milhões de chamadas, o que contas feitas significa que uma em cada quatro chamadas é de spam.

O país que lidera a lista dos mais “spamados” é o Brasil, que este ano ultrapassou a Índia, num aumento de 81%. Segundo a aplicação, um utilizador recebe, em média, 37,5 chamadas de spam por mês. O estudo refere que as chamadas de telemarketing dispararam no país, oriundas maioritariamente das empresas de telecomunicações a promoverem os seus produtos e tarifários. E as chamadas para burlas subiram de 1% registado no ano passado para 20%.
Seguindo-se ao Brasil encontra-se a Índia no segundo lugar e o Chile no terceiro posto. Na Europa os três países mais afetados por chamadas de spam são a Grécia, Espanha e Itália. Na galeria pode ver os países mais afetados e que tipo de spam é gerado.
De notar que as estatísticas se referem apenas aos utilizadores da aplicação Truecaller, podendo ser, ou não, um espelho do panorama geral. De qualquer forma é uma amostra de um flagelo cada vez mais frequente. Mas felizmente, Portugal não entra na lista da empresa dos 20 países mais afetados pelas chamadas de spam.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários