As “spam calls” são chamadas automáticas feitas por robots, ou serviços de vendas de serviços, que são já um flagelo à escala mundial. A Truecaller é um serviço de identificação de telecomunicações que reuniu diversas estatísticas referentes à quantidade de chamadas de spam que as pessoas recebem, destacando que houve um aumento de 300% em todo o mundo em 2018, embora alguns países tenham diminuído, como é o caso dos Estados Unidos, que passou do segundo mais afetado para oitavo.

A empresa refere que só a sua aplicação ajudou os utilizadores a identificarem e bloquearem cerca de 17,7 mil milhões de chamadas. No geral, os utilizadores utilizaram a aplicação para identificar 74,1 mil milhões de chamadas, o que contas feitas significa que uma em cada quatro chamadas é de spam.

tek spam

O país que lidera a lista dos mais “spamados” é o Brasil, que este ano ultrapassou a Índia, num aumento de 81%. Segundo a aplicação, um utilizador recebe, em média, 37,5 chamadas de spam por mês. O estudo refere que as chamadas de telemarketing dispararam no país, oriundas maioritariamente das empresas de telecomunicações a promoverem os seus produtos e tarifários. E as chamadas para burlas subiram de 1% registado no ano passado para 20%.

Seguindo-se ao Brasil encontra-se a Índia no segundo lugar e o Chile no terceiro posto. Na Europa os três países mais afetados por chamadas de spam são a Grécia, Espanha e Itália. Na galeria pode ver os países mais afetados e que tipo de spam é gerado.

De notar que as estatísticas se referem apenas aos utilizadores da aplicação Truecaller, podendo ser, ou não, um espelho do panorama geral. De qualquer forma é uma amostra de um flagelo cada vez mais frequente. Mas felizmente, Portugal não entra na lista da empresa dos 20 países mais afetados pelas chamadas de spam.