Um fornecedor de acesso à Internet britânico, Tibboh, acaba de disponibilizar um serviço de classificação por idades para os conteúdos online que recorre à mesma escala utilizada para classificar filmes, programas de televisão e videojogos, por exemplo.

O lançamento é possível graças a uma parceria com o British Board of Film Classification, a entidade que gere o sistema de classificação de filmes e vídeos no Reino Unido. Segundo a BBC, esta é a primeira vez que o regulador se associa a um fornecedor de serviços de Internet.

Agora, os pais ingleses que o desejarem poderão optar por ter em sua casa uma ligação à Internet filtrada, que os informa da idade de acesso recomendada para casa site. O serviço tem um custo mensal de 19,99 libras (cerca de 23 euros) - que inclui a ligação à Internet e a classificação.

O sistema não prevê a utilização de "bolinha vermelha" no canto do ecrã, mas apresenta uma escala com cinco classificações diferentes, representadas pelas seguintes siglas: U (todas as idades), PG (a decidir pelos pais), 12A (maiores de 12 anos), 15 (maiores de 15) e 18 (maiores de 18).

O serviço ainda só está disponível para clientes de ligações móveis à Internet através de 3G e o catálogo de conteúdos classificados conta actualmente com cerca de 3 milhões de páginas. A título de exemplo, pode referir-se que serviços populares como o Google e o Bing, ou redes sociais como o Facebook e o Twitter, são classificadas como adequados a maiores de 12 anos.

A classificação está relacionada, no caso dos motores de busca, com a possibilidade de surgirem entre os resultados de pesquisas conteúdos publicitários inadequados para menores de 12. Para o Facebook e o Twitter o critério utilizado passa pelo próprio limite exigido pelos serviços para criação de um perfil.

Sites de notícias, como o da BBC ou o The Guardian, foram considerados aptos para todas as idades e serviços para a criação de blogs, como o Blogger ou o Wordpress estão recomendados apenas para maiores de 15 anos.



Não há informação sobre a "exportação" deste serviço para outros países europeus.