Discutem-se hoje na Assembleia da República duas propostas de resolução que propõem um maior aproveitamento das plataformas online para promover os produtos portugueses.



Do lado do CDS, responsável por uma das propostas, a sugestão é a de criar uma central de vendas online, que estaria acessível a partir do site português de promoção turística, o Visit Portugal. O IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento seria o gestor da plataforma, que se assumiria como um portal de vendas para a projecção internacional dos produtos nacionais.



"O objectivo é a venda directa e a promoção de produtos portugueses através de uma solução sem grandes custos e aproveitando um site que é visitado por muitos turistas", explica ao Público, que avança a notícia, o deputado do CDS Telmo Correia.



Um projecto de resolução apresentado em Maio pelo PS e que será também hoje discutido tem por base o mesmo princípio, de potenciar o uso da Internet enquanto canal de divulgação dos produtos portugueses. No caso do Partido Socialista a proposta passa pela criação de um site que integre uma base de dados de produtos portugueses, que funcionará como catálogo multilingue com preços, características dos produtos, dos produtores e dos responsáveis pela comercialização.



Ambas as propostas são simples recomendações ao Governo. No caso da proposta do CDS a ideia base completa-se com uma sugestão de criação de um fundo financeiro que apoie as empresas utilizadoras do portal para divulgar os seus produtos. Este fundo será financiado por uma percentagem, cobrada por cada transacção realizada.



A proposta do PS prevê, por seu lado, que o espaço Web de divulgação dos produtos portugueses inclua informação sobre acordos comerciais, medidas de apoio às exportações e ao crédito. A ideia é apoiar as empresas que querem exportar produtos, "mas também pode ser usado por turistas, com a menor intervenção do Estado possível", explicou ao diário Jorge Sanches Seguro, autor socialista da proposta.

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