A Comissão Europeia lança amanhã um site para ajudar empresas públicas e cidadãos a escolher veículos com base em dados técnicos que apoiem uma escolha responsável a nível ambiental.



A nova plataforma fornece informação sobre diferentes tecnologias, consumo de energia e emissões dos veículos disponíveis nos mercados europeus, explica uma nota de imprensa.



Desenvolvido pela Agência de Execução para a Competitividade e Inovação, o Clean Vehicle abrange veículos de vários tipos, desde ligeiros de passageiros, utilitários ligeiros e pesados e autocarros.



Garante a CE, que fica por esta via disponível a maior base de dados de veículos de toda a Europa, alimentada por detalhados dados técnicos de relevo para quem quer fazer uma escolha criteriosa.



De sublinhar que o universo de organismos públicos no espaço europeu é o principal destinatário da iniciativa. A CE quer que os Estados usem o seu poder de aquisição para investir em veículos amigos do ambiente, como aliás também prevê uma nova directiva.



A nova directiva europeia de promoção de veículos não poluentes e energeticamente eficientes obriga a que, a partir deste mês, todas as compras de veículos para serviços de transporte público tenham em conta o consumo energético das viaturas contempladas, as emissões de CO2 e outras emissões poluentes associadas a cada veiculo.



Exactamente por isso, no novo site será possível ainda ter acesso a informação sobre as regras europeias em matéria de concursos públicos, regimes de incentivo para a compra de veículos não poluentes e mais eficientes do ponto de vista energética, na União Europeia.



"O custo inicial da compra não pode ser o único critério: o consumo de energia e as emissões poluentes ao longo da vida dos veículos devem também ser tidos em conta. A nossa política de fazer reflectir todos os custos no preço torna a opção mais ecológica a mais indicada", sublinha Siim Kallas, vice-presidente da CE, citado no comunicado.