A Comissão Europeia revelou hoje os traços gerais da estratégia de cibersegurança que quer ver implementada na região, num documento que integra uma proposta de diretiva.




Uma das medidas previstas é a definição, em todos os países da União, de uma entidade responsável pela estratégia de cibersegurança, dotada de meios e recursos financeiros próprios e que atue ao nível da prevenção e resposta aos riscos e incidentes de segurança detetados. Define-se igualmente a criação de um mecanismo de cooperação entre Estados-membros e CE que, através de uma infraestrutura segura reúna os diferentes sistemas de alerta.



Prevê-se ainda a criação de centros de excelência contra a cibercriminalidade, estruturas que facilitem o desenvolvimento de capacidades e a formação. A criação destas estruturas, que funcionarão em rede, será financiada pela EU.



A diretiva também preconiza que sejam definidas regras que obriguem os prestadores de serviços e os operadores de infraestruturas a garantir "um ambiente digital seguro e fiável em toda a EU".



A estratégia europeia pretende atingir cinco objetivos principais: alcançar a resiliência do ciberespaço; reduzir drasticamente a cibercriminalidade; desenvolver a política e as capacidades no domínio da ciberdefesa; desenvolver os recursos industriais e tecnológicos para a cibersegurança; e estabelecer uma política internacional coerente em matéria de ciberespaço da UE, detalha uma nota de imprensa.



Entre as medidas já implementadas, com o mesmo objetivo de reforçar a capacidade europeia de combate às ciberameaças, destaca-se a criação do Centro Europeu de Cibercriminalidade, ou o lançamento de uma aliança global contra a pedofilia online.



Número citados pela CE indicam que são detetados diariamente 150.000 e 148.000 computadores infetados. As perspetivas para o futuro não são animadoras e apontam para um crescimento dos ataques às infraestruturas críticas dos países.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.