Já se encontra disponível na Internet o Censo nacional britânico e do país de Gales publicado em 1901, devido à parceria entre o Public Record Office, uma espécie de registo civil e a empresa QinetiQ. Mediante a consulta destes ficheiros é possível encontrar dados curiosos a propósito das personalidades mais emblemáticas de toda a Inglaterra, que influenciaram o cinema como o Charlie Chaplin, a saúde pública como a enfermeira Florence Nightingale, entre outras pessoas que marcaram diversos sectores da vida inglesa.

Uma porta-voz do Public Records Office, que apresentou o serviço na quinta-feira passada na BBC (rádio), cujas palavras foram também reproduzidas pela agência Reuters, salientou que "este site levou dois anos a completar e compreende o Censo de Inglaterra e do País de Gales de 1901, constituindo um recurso valioso para historiadores e para quem estuda árvores genealógicas".


De acordo com a descrição presente na página de entrada deste censo online, esta Base de Dados integra mais de 32 milhões de indivíduos, surgindo como se tivesse sido feito um retrato de família, enquadrando cada registo, no tempo, no local de nascimento, idades e ocupações das pessoas na altura.

O censo foi elaborado alguma semanas depois da morte da rainha Vitória, no momento em que se iniciava uma nova era sob o governo do rei Eduardo VII.


Alison Webster, a gestora do projecto, sublinhou àquela agência noticiosa, que a enorme procura tem tornado o censo no documento digital mais popular do Public Record Office, havendo ainda alguns problemas de acesso a resolver.



O outro projecto electrónico em que o Public Records Office já se encontra a trabalhar é um site similar referente ao censo de 1891, que em princípio também será disponibilizado na Internet no próximo ano, de acordo com Alison Webster.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.