Em 2011 os portugueses vão poder, pela primeira vez, responder aos censos online. A legislação que regula os Censos de 2011, que será publicada na próxima segunda-feira, já prevê a possibilidade de respostas através da Internet, antecipa a Lusa.

De acordo com informação avançada pelo Instituto Nacional de Estatística à agência, os dados recolhidos durante o próximo recenseamento vão servir para efectuar a transição para um novo modelo censitário.

Outra das novidades passa pela avaliação de "ficheiros administrativos para verificar se a informação que contêm poderá ser utilizada na produção de informação equivalente à censitária, pelo menos para as variáveis mais importantes", explicou o INE.

"Este modelo tem sido utilizado por vários países europeus, que com ele conseguiram produzir informação estatística censitária com frequência anual", acrescenta este organismo.

Daqui a dois anos a recolha de informação sobre população e edifícios de habitação ainda vai ser feita segundo o modelo clássico - com distribuição e recolha presencial de questionários - mas, pela primeira vez, será também possível optar por responder às questões através da Internet.

Em 2008 e 2009 foram feitos os dois primeiros inquéritos teste para simular as condições em que vão decorrer os trabalhos e identificar e corrigir eventuais falhas e em 2010 será realizado um inquérito piloto.


Os testes no terreno são de extrema importância, nomeadamente para perceber as implicações orçamentais do projecto, salientou o INE, revelando que o orçamento para os Censos 2011 é de 47 milhões de euros.



Os Censos são as maiores operações estatísticas realizadas em qualquer país do mundo. Em Portugal acontecem de dez em dez anos. Os próximos vão contar com a colaboração de 30 mil pessoas, cobrindo um universo que se estimado em 10,7 milhões de habitantes.



Entretanto o INE dedica uma secção do seu site ao acompanhamento do processo que conduzirá aos Censos 2011.