
Em 2011 os portugueses vão poder, pela primeira vez, responder aos censos online. A legislação que regula os Censos de 2011, que será publicada na próxima segunda-feira, já prevê a possibilidade de respostas através da Internet, antecipa a Lusa.
De acordo com informação avançada pelo Instituto Nacional de Estatística à agência, os dados recolhidos durante o próximo recenseamento vão servir para efectuar a transição para um novo modelo censitário.
Outra das novidades passa pela avaliação de "ficheiros administrativos para verificar se a informação que contêm poderá ser utilizada na produção de informação equivalente à censitária, pelo menos para as variáveis mais importantes", explicou o INE.
"Este modelo tem sido utilizado por vários países europeus, que com ele conseguiram produzir informação estatística censitária com frequência anual", acrescenta este organismo.
Daqui a dois anos a recolha de informação sobre população e edifícios de habitação ainda vai ser feita segundo o modelo clássico - com distribuição e recolha presencial de questionários - mas, pela primeira vez, será também possível optar por responder às questões através da Internet.
Em 2008 e 2009 foram feitos os dois primeiros inquéritos teste para simular as condições em que vão decorrer os trabalhos e identificar e corrigir eventuais falhas e em 2010 será realizado um inquérito piloto.
Os testes no terreno são de extrema importância, nomeadamente para perceber as implicações orçamentais do projecto, salientou o INE, revelando que o orçamento para os Censos 2011 é de 47 milhões de euros.
Os Censos são as maiores operações estatísticas realizadas em qualquer país do mundo. Em Portugal acontecem de dez em dez anos. Os próximos vão contar com a colaboração de 30 mil pessoas, cobrindo um universo que se estimado em 10,7 milhões de habitantes.
Entretanto o INE dedica uma secção do seu site ao acompanhamento do processo que conduzirá aos Censos 2011.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários