A ordem cumprida pelos fornecedores de serviços de acesso à Internet deu cumprimento a uma decisão judicial que incluía a plataforma na lista de sites a banir por causa de uma página onde era partilhada uma receita para fazer haxixe.

As autoridades garantem que voltaram atrás na decisão porque a página em questão foi editada, embora os utilizadores garantam que o conteúdo está igual. A única alteração feita terá sido no título do artigo.

O pedido dirigido aos ISPs para bloquear o acesso à Wikipedia foi feito na segunda-feira e começou a ser cumprido no mesmo dia.

A decisão judicial que suportou a medida baseia-se numa lei aprovada recentemente no país, que prevê este tipo de penalização para páginas de Internet sobre consumo de drogas, suicídio e outros tópicos que possam promover comportamentos alterados, explica o New York Times.

A legislação russa é rica em medidas que suportam a censura de conteúdos online e a lista de sites bloqueados no país é extensa, inclui plataformas como o Reddit ou o Internet Archive.