À margem da discussão em torno do consumo de energia que tem marcado ultimamente o universo dos browsers, o UR apresenta-se como um navegador Web recentemente criado (e lançado) em França e que se destaca pelo UR Moods, uma funcionalidade que agrupa na homepage atalhos diretos para os sites que o utilizador mais visita a cada altura do dia.

Para os responsáveis pela criação do programa, estes perfis constituem a forma mais fácil e interessante de estar na Internet a cada momento, sendo possível criar e configurar cada Mood por áreas e interesses distintos, como jogos, compras, viagens e desporto, por exemplo.

Para já, o UR Browser está disponível apenas para computadores (Windows e Mac), mas há planos para o lançamento de versões para iOS e Android, a pensar nos smartphones e tablets. Entretanto, muitas são as funcionalidades que caracterizam esta criação europeia no campo do software para a Web.

Os downloads de conteúdos (é possível extrair o som de um vídeo diretamente no browser, por exemplo) ficam armazenados na UR Media Gallery, que permite criar playlists. Por outro lado, numa barra lateral da UR Homepage existe forma de trocar mensagens de instant messaging via Skype, Messenger e Whatsapp.

Tudo num ambiente seguro, conforme asseguram os criadores do browser, pois o programa está assente no Chromium, o código open source que a Google disponibiliza gratuitamente (e que também sustenta o Chrome). Está também disponível um conjunto de fotografias, ícones e wallpapers para personalização dos diversos painéis do UR.

          

Pode desde já visitar o site oficial deste navegador Web gratuito para descarregar a versão beta. Um pormenor curioso: nas experiências que o TeK tem efetuado com este novo browser, chamou-nos a atenção a forma instantânea como o UR, na primeira utilização, importou de imediato a barra de marcadores que utilizamos em ambiente Google Chrome.

O UR Browser é uma criação da Adaptive Bee, com origem e sede em Paris, França. Entre projetos de tecnologia adaptada, programação de software, a empresa tem ainda no seu portfólio o UR Laucher, uma app tipo laucher para o sistema operativo móvel Android.