O Chrome vai integrar em breve novas funcionalidades de segurança, para ajudar os utilizadores a perceberem se podem estar a correr um risco, quando decidirem descarregar um qualquer ficheiro, ou extensão. 

A primeira novidade a chegar visa o download de extensões e funciona da seguinte forma: quando o utilizador tenta descarregar uma extensão para o browser, se a Google não a considerar confiável lança um alerta. O utilizador pode prosseguir com a instalação - surge uma mensagem a dizer isso mesmo: prossiga com cuidado - mas fica avisado que o software não é considerado seguro. 

A Google explica depois que para ser considerada confiável, uma extensão tem de respeitar as políticas do Chrome Developer Program e o programador tem de estar em atividade há já alguns meses. A empresa também garante que, segundo estes critérios, quase três quartos das extensões atualmente na loja do Chrome são consideradas seguras. 

tek Chrome

Também na área da segurança, quem usa o browser da Google na versão mais recente (91) passará em breve a poder pedir ajuda à gigante da internet, para verificar a segurança dos downloads que quer fazer. Ou seja, o Chrome vai passar a disponibilizar uma ferramenta de análise para identificar downloads potencialmente perigosos. 

Perante um ficheiro considerado de segurança duvidosa, o utilizador passa a ter a opção de o enviar para os servidores da Google para uma análise mais minuciosa, antes de fazer download no seu equipamento. Isto será apenas uma opção, se o utilizador quiser seguir diretamente para o download, pode fazê-lo.