A Administração de Donald Trump acusou publicamente a Coreia do Norte de organizar o grande ciberataque que infetou centenas de milhares de computadores no mundo inteiro, tendo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido sido um dos serviços mais prejudicados.

Num artigo de opinião publicado no Wall Street Journal, o conselheiro de segurança nacional do Presidente Donald Trump, Tom Bossert, afirmou que a Coreia do Norte foi "diretamente responsável" pelo ataque com o vírus WannaCry e que Pyongyang terá de prestar contas por isso.

“A Coreia do Norte tem estado a portar-se especialmente mal, em larga medida sem ser controlada, há mais de uma década e o seu comportamento malicioso é cada vez mais escandaloso. O WannaCry foi indiscriminadamente imprudente”, escreveu Bossert.

Segundo Bossert, a acusação é baseada em provas e foi confirmada por outros governos e empresas privadas, incluindo o Reino Unido e a Microsoft, pelo que que a Coreia do Norte deve ser “responsabilizada” e os EUA vão continuar a usar “uma estratégia de pressão máxima” para impedir Kim Jong-un de lançar novos ciberataques mundiais.

Anatomia de um ataque: tudo o que precisa de saber sobre o WannaCry e o seu impacto
Anatomia de um ataque: tudo o que precisa de saber sobre o WannaCry e o seu impacto
Ver artigo

Logo após o ataque, surgiu a suspeita de que o vírus tinha sido uma criação de piratas informáticos russos, mas Moscovo negou a acusação.

A Coreia do Norte ainda não reagiu às rrecentes acusações do Governo norte-americano.