Após cinco anos de existência e 650 mil visitas, o site Ciberdúvidas da Língua Portuguesa vai encerrar. Fundado pelo falecido João Carreira Bom este projecto sempre foi suportado, tanto profissional como economicamente, por este profissional da comunicação que garantia os 60 mil euros anuais necessários à sua manutenção.



Questionada quanto à possibilidade de este site se manter como base dados para consulta, Maria José Mauperrin, viúva de João Carreira Bom, afirmou ao TeK que tudo dependerá do orçamento apresentado pela agência de publicidade Wunderman.



Segundo explica Maria José Mauperrin, nem as contribuições feitas pontualmente pelo Instituto da Comunicação Social e pelo Instituto de Inovação Educacional, nem o anúncio pago pela farmacêutica Medinfar ou o apoio logístico prestado pela agência Wunderman conseguiram viabilizar a continuação do site.



Entre as razões apontadas para este desfecho contam-se assim, de acordo com Maria José Mauperrin, o desinteresse das entidades, tanto públicas como privadas, neste projecto e o desaparecimento do seu fundador no dia 30 de Janeiro deste ano, o que levou também ao encerramento de todas as candidaturas a subsídios, incluindo à iniciativa conteúdos.pt do POSI.



De salientar que este era um site onde milhares de pessoas de todos os estados lusófonos – em particular Portugal e Brasil – esclareceram as suas dúvidas sobre questões da língua portuguesa. Foi distinguido pelo Congresso Internet'97 sobre cultura em Lisboa e considerado Website World of the Day no dia 21 de Outubro de 1998 da Classweb, sendo ainda recomendado pela Escolanet que liga, através da Internet, algumas das principais escolas do ensino secundário do Brasil.



Para além de João Carreira Bom, participaram neste projecto vários linguístas – cuja contribuição foi por vezes gratuita – e o jornalista José Mário Costa, autor da ideia da criação do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.



Nota da Redacção (2002-04-29): Apesar de não existirem certezas quanto ao destino do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa enquanto a Sociedade de Língua Portuguesa não der resposta a uma proposta de venda apresentada pela viúva de João Carreira Bom, Maria José Mauperrin adiantou já que o site se vai manter disponível como base da dados para consulta.




Notícias Relacionadas:
2000-05-09 - Ciberdúvidas de português no Ensino Global

2000-03-08 - Ciberdúvidas de português na Internet 2