
Foi apresentado há um ano atrás, como o TeK deu conta, e chegou a estar online "à experiência", mas é a partir desta sexta-feira que o Ciberescola fica oficialmente disponível. O projeto é da responsabilidade do Ciberdúvidas e quer ajudar a testar conhecimentos sobre a língua portuguesa.
O serviço é gratuito e arranca com cerca de 1.000 exercícios interativos, nas áreas da leitura, compreensão oral, gramática, escrita e vocabulário, cobrindo os conteúdos programáticos do 5º ao 12º ano de escolaridade.
Estão igualmente contemplados dois níveis destinados a cidadãos estrangeiros, que não tenham o português como língua materna e que queiram aprender.
Para tirar partido de todas as potencialidades da plataforma, alunos e professores não têm de instalar qualquer software, fez questão de salientar José Matias, coordenador do projeto, em declarações ao TeK.
Embora seja possível experimentar os exercícios sem qualquer registo no portal, os utilizadores que criarem uma conta no Ciberescola poderão consultar os exercícios entretanto feitos, sendo aconselhados sobre aqueles que deverão fazer a seguir.
Todos os exercícios são originais, "produzidos especificamente por professores pós-graduados e investigadores em linguística", asseguram os responsáveis pelo projecto.
Além de poderem ser utilizados pelos alunos para estudarem, os materiais disponibilizados também podem ser aproveitados pelos professores. Para tal o Ciberescola disponibiliza, na área de Guiões, planos para a implementação de exercícios em sala de aula.
"A nossa proposta por agora é esta, mas o objetivo é fazê-la crescer e evoluir adaptada às necessidades dos nossos utilizadores", referiu José Matias.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários