A lista inglesa de nomes de domínio conhece, desde há pouco tempo, um novo elemento: o sufixo ".me.uk" destinado a "utilização pessoal" e que entrou hoje em funcionamento.



Desde 1996 - altura em que a Nominet, entidade reguladora para o domínio de topo ".uk" (que prevalece para United Kingdom - Reino Unido) foi criada, que essa mesma lista não conhecia alterações, dispondo a Internet inglesa até à data de sufixos mais institucionais, disponíveis para corpos governamentais, estabelecimentos académicos e empresas.



Não contemplados, os utilizadores de nome individual eram normalmente remetidos para o sufixo Internet ".co.uk", na sua origem destinado a empresas.



Tal como acontece em relação a outros nomes de domínio na Grã-Bretanha, a forma mais recorrente para um indivíduo registar um endereço ".me.uk" para o seu espaço próprio na Web é através de um dos vários Internet Service Providers (ISPs) existentes no país, e logo o custo de registo poderá variar de acordo com o fornecedor de acesso escolhido que terá de pagar um determinado valor à Nominet.



De qualquer modo, a maioria dos ISPs ingleses são membros da Nominet, e logo não poderão cobrar taxas de registo elevadas. A partir do site daquela entidade é apresentada a lista de valores cobrados por a mesma aos ISPs.



Embora actualmente o custo por cada um dos nomes registados esteja nas 50 libras (cerca de 81 euros ou 16.253 escudos), os preços deverão baixar gradualmente até Julho próximo, altura em que o ISP pagará apenas cinco libras (cerca de 8 euros ou 1.625 escudos) à Nominet por cada registo.



Os nomes registados não têm necessariamente de ter a ver com nomes pessoais verdadeiros, segundo as regras da Nominet que afirma que qualquer denominação pode ser registada sob o novo sufixo. Os registos efectuados agora serão válidos por dois anos, altura após a qual terão de ser renovados para prevalecerem.



Em Portugal é possível registar endereços de Internet em ".nome.pt" desde Fevereiro de 2001, gozando estes registo de regras e preços especiais. Porém, não tem sido muito utilizado pelos internautas portugueses, contando-se à data apenas 15 endereços registados neste subdomínio classificador.


Notícias Relacionadas:

2002-01-11 - Presidente do ICANN apoia criação de mais domínios de topo restritos

2001-08-22 - Reino Unido com 60 por cento da população online