Os clientes de dois bancos ingleses - o Barclays e o Smile - foram vítimas de fraude ao abrirem um email que os remetia para uma réplica de website do seu banco, enquanto lhes pedia que introduzissem os números dos seus cartões de crédito e password de acesso aos sistemas de e-banking, gravando essa informação.
Segundo uma empresa de segurança inglesa, a NTA Monitor, o número de casos pode ser bastante superior aos contabilizado uma vez que "muitas pessoas têm alguma dificuldade em admitir que são vítimas de ataques e mantêm a questão em segredo".
As empresas de segurança estranham o facto de os bancos não encetarem medidas mais rigorosas para prevenir este tipo de situações, conforme adiantou Kevin Foster, consultor de segurança da NTA Monitor, ao Vnunet. Segundo esta empresa, os clientes dos bancos afectados garantem não ter recebido qualquer aviso do banco sobre este tipo de ataque.
A NTA Monitor alerta para o facto de este tipo de situações contribuir para que os níveis de confiança dos utilizadores de serviços de e-commerce se mantenha pouco elevado.
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