Primeiro foram as nuvens (Cloud Computing), mas agora a Cisco fala também em Fog Computing (nevoeiro), uma plataforma de suporte à implementação de soluções da internet das Coisas (IoT), ou da Internet de Todas as Coisas (IoE).

Kip Compton, Vice Presidente da área de sistemas e software da Internet of Things (IoT) garante que apesar das nuvens e do nevoeiro, a visão da Cisco é clara. O portfólio de Fog Computing foi apresentado no início do ano e foi agora reforçado, com novas soluções que garantem uma implementação mais alargada.

“Como garantimos que a informação crítica é processada enquanto mantemos a largura de banda e uma rede resiliente?”, pergunta. A resposta passa pelo Fog Computing e as soluções IOx que asseguram mais visibilidade e controle das aplicações e da rede de forma local, mais próxima das “coisas”, mas sempre em consonância com a cloud.

A plataforma está aberta a sistemas de parceiros, incluindo sistemas operativos como Linux, e aplicações industriais que podem correr diretamente nas plataformas de rede IoT da Cisco e assegurar a ligação aos sensores, armazenamento e necessidades computacionais.

Com a tecnologia de Fog a Cisco garante que consegue otimizar a análise de dados e reduzir o tempo de decisão, em implementações que têm requisitos especiais, numa combinação de sensores e dados em movimento, em ambientes como fábricas ou explorações de petróleo, que nem sempre mantém uma ligação estável à Internet. A segurança física e digital estão também contempladas.

Kip Compton afirma que o investimento na área de Fog e Intercloud é crucial para a área de infraestruturas da Cisco, que nos últimos oito meses a empresa já estendeu o suporte a 16 novas plataformas, com maior suporte a ambientes industriais muito específicos, nas áreas de indústria, transportes e energia.

Entre as implementações registadas estão clientes de parceiros como a Rockwell Automation, Intel e Tieto. Para reduzir o trabalho de desenvolvimento a Cisco anunciou ontem o IOx Application Management Module, uma solução de software de monitorização e gestão de aplicações de Fog Computing.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: A jornalista viajou até ao IoT World Forum a convite da Cisco

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.