A publicidade excessiva torna mais pesados os principais portais nacionais dificultando a navegação dos utilizadores, conclui um estudo apresentado ontem na COMTEC por Bruno Figueiredo, um consultor independente. O documento analisou os principais portais nacionais realizando um conjunto de três testes, um dos quais com a colaboração de cinco utilizadores e que previa a realização de três tarefas.



A primeira das três tarefas sugeridas aos utilizadores pedia que efectuassem uma pesquisa recorrendo ao motor de busca dos portais, tarefa que foi desempenhada sem grandes problemas com uma média de tempo de resposta de 30 segundos.



A segunda tarefa determinava aos utilizadores que realizassem uma pesquisa recorrendo à estrutura hierárquica do directório, o que levantou um conjunto de problemas acabando mesmo por levar a desistências. O tempo médio para obtenção de resultados foi de 6 minutos, obrigando em alguns casos a quase duas dezenas de cliques.



O terceiro e último teste realizado pedia aos utilizadores que pesquisassem um filme específico para uma sala de cinema específica. Os resultados foram igualmente difíceis de obter, motivando desistências por parte dos utilizadores.



Além das tarefas foi analisado o peso e rapidez de carregamento das páginas. Os resultados apontam para uma média de 37 segundos para abrir a homepage dos portais, quando o ideal seriam 10 segundos. No que respeita ao peso, o estudo detectou que em média as páginas pesam 157 kb, quando o peso ideal rondaria os 64 kb. O Sapo e o Terravista obtiveram as melhores classificações neste último item.



A breve prazo o grupo prevê realizar outros estudos no mesmo âmbito, explicou ao TeK Bruno Figueiredo, um dos responsáveis do estudo e consultor independente.



No seminário dedicado ao tema da usabilidade, que preencheu a tarde do primeiro dia da COMTEC, foram ainda debatidos os princípios básicos de construção de uma página de Internet empresarial, respeitando um conjunto de critérios de usabilidade com destaque para o respeito pela filosofia da empresa no mundo offline, objectividade na transmissão da mensagem pretendida, entre outras.



Em análise estiveram ainda os temas da utilização da Intranet nas empresas, da Usabilidade nos sites da Administração Pública e da Acessibilidade.



Nota de Redacção [22-10-2004 12:36]: A notícia foi alterada para corrigir informação relativamente à autoria do estudo.


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