Um dos co-autores da Wikipedia, Larry Sanger, decidiu criar um projecto alternativo para melhorar alguns dos problemas com os quais a enciclopédia online se depara actualmente. Já anunciado e agora lançado, o Citizendium é semelhante à sua concorrente. Também é gratuito e depende da colaboração dos internautas para a produção dos conteúdos.
A diferença entre os dois projectos reside na necessidade dos utilizadores terem de se registar com os nomes verdadeiros para poderem colaborar, o que não acontecia na Wikipedia.
Após alguns mal entendidos relacionados com os editores da Wikipedia, que omitiam a sua verdadeira identidade e formação, todos os editores deste novo projecto deverão possuir título académico e dominar uma área de interesse ou tema. Desta forma, acreditam os promotores, serão evitadas acusações de difamação e conteúdos menos rigorosos.
Este projecto quer assumir-se como uma "grande enciclopédia, gratuita e fiável", embora por enquanto recuse essa designação. O nome enciclopédia será apenas utilizado na altura em "que os editores se sentirem confortáveis e estejam dispostos" a associar os seus nomes à iniciativa.
Por enquanto o Citizendium está em fase experimental, mas já conta com mais de mil artigos e centenas de autores e editores registados, avança o site dedicado ao projecto.
Notícias Relacionadas:
2006-12-26 - Fundador da Wikipedia planeia serviço de pesquisa para concorrer com a Google
2006-10-31 - Google investe em plataforma wiki com a aquisição da JotSpot
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários