Um dos co-autores da Wikipedia, Larry Sanger, decidiu criar um projecto alternativo para melhorar alguns dos problemas com os quais a enciclopédia online se depara actualmente. Já anunciado e agora lançado, o Citizendium é semelhante à sua concorrente. Também é gratuito e depende da colaboração dos internautas para a produção dos conteúdos.



A diferença entre os dois projectos reside na necessidade dos utilizadores terem de se registar com os nomes verdadeiros para poderem colaborar, o que não acontecia na Wikipedia.



Após alguns mal entendidos relacionados com os editores da Wikipedia, que omitiam a sua verdadeira identidade e formação, todos os editores deste novo projecto deverão possuir título académico e dominar uma área de interesse ou tema. Desta forma, acreditam os promotores, serão evitadas acusações de difamação e conteúdos menos rigorosos.



Este projecto quer assumir-se como uma "grande enciclopédia, gratuita e fiável", embora por enquanto recuse essa designação. O nome enciclopédia será apenas utilizado na altura em "que os editores se sentirem confortáveis e estejam dispostos" a associar os seus nomes à iniciativa.



Por enquanto o Citizendium está em fase experimental, mas já conta com mais de mil artigos e centenas de autores e editores registados, avança o site dedicado ao projecto.

Notícias Relacionadas:

2006-12-26 - Fundador da Wikipedia planeia serviço de pesquisa para concorrer com a Google

2006-10-31 - Google investe em plataforma wiki com a aquisição da JotSpot

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.