Não ficaram claros os resultados do muito falado concurso de hackers Defacer Challenge marcado para o dia de ontem, 6 de Julho, e que pretendia distinguir o grupo que conseguisse violar 6.000 sistemas web no menor espaço de tempo. Os grandes portais continuaram inalterados, mas de acordo com alguns consultores de segurança, os ataques dos hackers conseguiram colocar offline centenas de site.



O site Zone-H, que tinha sido designado como observador independente do Defacer Challenge, esteve inacessível durante grande parte o dia de ontem e hoje continua a revelar problemas. Porém, em comunicado publicado no site, os responsáveis do Zone-H afirmam que o dia de ontem foi o mais confuso de toda a história da Internet, tendo sido alterados e colocados offline centenas de sites do Brasil à Holanda, passando pela França e Estados Unidos.



O Zone-H terá sido também alvo dos hackers, apesar de se designar como observador neutro, pelo que foi impossível manter a contabilização e todas as alterações realizadas em websites pelos diversos grupos "concorrentes".



Ainda hoje as diferentes opiniões de especialistas continuam a não favorecer a clarificação do verdadeiro resultado do Defacer's Challenge. Em declarações à Associated Press, Peter Allor da Internet Security Systems, que na passada semana distribuiu um comunicado avisando os seus clientes da iminência do ataque, afirmou que pelo menos as empresas sabiam de antemão que o ataque ia acontecer e tiveram tempo para reforçar a sua segurança.



O comunicado do Zone-H refere porém que os resultados do concurso são em causa devidos à atenção dada aos assunto pelos media, que atraiu mais hackers. "Se a imprensa não tivesse dado tanta atenção ao assunto nada teria acontecido", refere-se, afirmando ainda que se transformou uma não-notícia num grande caso que ajudou a preencher espaço vazio nos jornais devido à tradicional falta de notícias do Verão.



Entretanto, no site oficial Defacer Challange foi publicado um comunicado a informar que o concurso está encerrado, mas que os organizadores decidiram atribuir três prémios, sendo comunicada a lista dos vencedores amanhã, dia 8 de Julho.

Notícias Relacionadas:

2003-07-03 - Novo concurso de hackers pode representar perigo para as empresas