No seguimento do acordo estabelecido entre o portal SAPO, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a RTP e a Valentim de Carvalho, em Dezembro passado, foi hoje apresentado oficialmente o site Lusavox.




Através deste canal todos os interessados podem mostrar o seu talento, em português, habilitando-se a ganhar um dos dois prémios previstos: 5 mil euros ou o contrato de gravação de um com a Valentim de Carvalho.




Todos os portugueses ou luso-descendentes que se queiram inscrever devem aceder ao portal, preencher a ficha de candidatura e esperar que o seu trabalho seja aprovado pelo júri. Nesta fase são tidos em conta diversos critérios de avaliação. Entre as regras estipuladas destaca-se o facto de todos os candidatos terem de estar registados no consulado da área da residência há mais de um ano a contar da data final da candidatura, as músicas terem de ser originais e ter pelo menos uma estrofe escrita em português e devem dar entrada no canal antes do final de Maio.




Após a entrada das maquetas no Lusavox todos os internautas que acedam ao portal poderão consultar as biografias, fotos, letras das músicas e escutar o projecto proposto pelos candidatos. São ainda admitidos comentários a todas as músicas, o que acaba por aproximar o público dos trabalhos apresentados pelos concorrentes.




A grande final está marcada para dia 12 de Agosto, em Braga, uma data que coincide com o Dia da Juventude, assinalou António Braga, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. A transmissão do evento fica a cargo da RTP que assegura também a emissão para o estrangeiro através dos seus canais internacionais.




Na gala de Agosto serão atribuídos os prémios aos vencedores. Ao longo da emissão o público poderá votar online nos seus candidatos preferidos com o vencedor a ganhar um prémio de 5 mil euros. O júri seleccionado pelos parceiros associados ao projecto, que ainda está por divulgar, irá entregar ao grande vencedor o prémio máximo: um contrato com a Valentim de Carvalho para a gravação de um álbum.




Este projecto visa dinamizar a cultura portuguesa e a língua nacional além fronteiras através da música. A possibilidade de enriquecer o mercado com novos autores é do agrado de todos os membros da organização do projecto que querem recordar, daqui a algum tempo, a iniciativa que lançou novos artistas e em português, referiram os representantes das entidades responsáveis presentes no evento de apresentação do portal à imprensa.




Notícias Relacionadas:

2006-12-13 - MNE junta esforços a RTP, Valentim de Carvalho e PT para descoberta de novos talentos luso-descendentes