A Connexion, uma subsidiária da Boeing especializada em tecnologia de comunicações sem fios, está a lançar um serviço de Internet a bordo de aviões, tendo iniciado no mês passado um teste com a duração de três meses durante as viagens da Lufthansa entre Frankfurt e Washington D.C. A British Airways será a primeira companhia aérea a lançar oficialmente a oferta, já a partir de 18 de Fevereiro.



Mas a subsidiária da fabricante de aviões já assinou acordos com a Japan Airlines e a Scandinavian Airlines System (SAS) de forma a que introduzam o serviço em 2004. A bordo, serão disponibilizadas aos passageiros da primeira classe ou classe executiva uma tomada para ligar à electricidade e outra para ligar ao serviço de Internet. O avião é ligado à Rede através de um sinal de satélite.



De acordo com estudos de mercado realizados pela Boeing, 20 por cento dos passageiros estarão dispostos a pagar pelo serviço, que irá custar entre 25 a 35 dólares num voo transcontinental ou menos em viagens domésticas no interior dos Estados Unidos. As receitas obtidas serão divididas entre a Connexant e a companhia aérea participante.



Actualmente, o voo de testes transporta actualmente 50 computadores portáteis para os passageiros que não disponham de um para testar o serviço. Durante este período de experiência, os portáteis e a ligação à Internet podem ser utilizados gratuitamente. A Boeing pretende instalar servidores, pontos de acesso e antenas em cerca de quatro mil dos seus aviões comerciais nos próximos anos.



A fabricante de aviões espera equipar 150 unidades com os dispositivos necessários em 2003, prevendo-se que outros 800 passem a suportar o acesso à Web em 2004. Os futuros aviões da Boeing deverão já integrar o equipamento, como parte da construção na linha de montagem. A empresa está a colaborar com a Intel no desenvolvimento de novas tecnologias wireless, dispositivos, redes e portas de comunicação.



Existem planos para as duas companhias incorporarem portas de ligação sem fios do tipo 802.11b ou Wi-Fi em aeroportos. Na quinta-feira, a Intel anunciou que irá lançar o chip Banias para a próxima geração de computadores portáteis com ligações a rede sem fios incorporadas no dia 12 de Março, que se baseia na tecnologia Centrino de forma a permitir a ligação dos processadores a redes de comunicações móveis.


Notícias Relacionadas:

2002-06-19 - British Airways disponibiliza acesso à Internet e email a bordo dos seus aviões

2001-06-07 - Navegar na Internet em aviões será possível a partir de 2002

2000-04-27 - Boeing com Net, e-mail e TV