Desapareceram do Base dados sobre vários contratos públicos que tinham sido contestados nos últimos dias. A entidade que gere o site governamental, onde são divulgados todos os contratos públicos realizados no país pelos diversos graus da administração, diz que foram detectados erros e que estão a ser corrigidos.

No total são dez ajustes directos cuja informação foi completamente eliminada e que totalizam um valor de mais de dois milhões e seiscentos mil euros.

Nos dez contratos em causa, aquele que envolve um valor mais elevado (1,55 milhões de euros) foi estabelecido entre a Associação de Turismo dos Açores e a New Seven Wonders para a realização do evento "As Sete Maravilhas Naturais de Portugal". Este contrato chegou a ser discutido na Assembleia Legislativa dos Açores, depois da comunicação social ter noticiado o assunto.

A denúncia da retirada dos dados foi feita pelo jornal Diário dos Açores e dá igualmente conta do desaparecimento de informação sobre o contrato de uma festa realizada pela Associação do Turismo no âmbito da última BTL, e que custou cerca de 196 mil euros, e de um contrato feito pela Associação do Turismo para um sítio na Internet, que terá custado quase 200 mil euros.

Em declarações ao jornal Público, Alexandra Ribeiro, directora de Iniciativas Estratégicas do Instituto da Construção e do Imobiliário (InCI), que gere o Base, explicou que quem coloca os dados de forma electrónica são entidades adjudicantes. Quando essas entidades detectam erros, pedem uma alteração ao InCI, que, depois de analisado o pedido, o autoriza ou não. Se for dada autorização, as entidades têm dez dias para fazer a alteração. Se não a fizerem, voltam os dados anteriores.

Alexandra Ribeiro disse ainda que os casos detectados aguardam alterações. Este serviço electrónico de correcção de erros, revelou a directora, "tem poucos dias".