O CORDIS, o serviço de informação de pesquisa e desenvolvimento da Comissão Europeia, acaba de anunciar no seu site uma lista de 220 ideias e sugestões para tornar as políticas europeias no campo da ciência mas visíveis e atractivas aos olhos dos mais jovens e do público em geral.

As sugestões foram recolhidas junto de cidadãos, entidades públicas e privadas e até meios de comunicação social em 29 países europeus, entre os dias 1 de Abril e 2 de Junho de 2003. Estas informações ajudarão a definir os novos requisitos a exigir para o financiamento de projectos nas áreas científicas e sociais abrangidos pelo Sexto Programa Quadro Europeu.

Sobre esta iniciativa o Dr. Rainer Gerold, director para áreas de Ciência e Sociedade da Comissão Europeia, considera, em comunicado, que esta medida representa "apenas um, mas decisivo, passo no sentido de colmatar a brecha entre ciência e sociedade (...)". Ainda segundo Gerold, a mesma revela "um genuino apoio do público à nossa estratégia sublinhada pelo plano de acção Ciência e Sociedade e implementada através do Sexto Programa Quadro".

Muitas das ideias recolhidas vão além do que é abrangido pelo Sexto Programa Quadro, no entanto, muitas outras confirmam que as preocupações e desejos da sociedade cívil vão ao encontro das políticas do referido quadro. As referidas informações consituirão ainda uma ajuda preciosa para definir os parâmetros principais a ter em conta na apreciação de propostas a abranger pelo quadro de trabalho referente ao ano de 2004, as quais serão avaliadas até ao final do presente ano.

Notícias Relacionadas:
2002-01-14 - CORDIS integra novo serviço de notícias sobre pesquisa europeia