O Facebook vai ajudar os utilizadores da rede social a saberem quando e onde devem vacinar-se contra a Covid-19, reforçar a informação disponível sobre a doença e a comunicação entre autoridades de saúde e cidadãos, agilizando o recurso a chatbots via WhatsApp.
O anúncio foi feito pelo próprio Mark Zuckerberg. No que se refere à informação sobre pontos e momentos de vacinação, a iniciativa cobre para já o mercado norte-americano e pretende ser um facilitador de informação e do próprio processo de vacinação, facilitando a marcação da toma da vacina, por exemplo.
Como indicou Zuckerberg, é um instrumento que a rede social tem a expectativa de aproximar da vacina 50 milhões de pessoas. Isto nesta fase, e no âmbito da parceria assinada com o Boston Children Hospital, que o gestor também anunciou, porque o plano passa por estender a ferramenta a outros mercados, à medida que os planos de vacinação forem ganhando abrangência.
Nesta primeira abordagem, a ferramenta - Centro de Informação Covid-19 - está disponível desde sexta-feira em 71 línguas e dá informação sobre horários dos centros de vacinação, contactos e ligações para a plataforma de agendamentos.
Vai também publicar informação oficial de autoridades locais sobre a Covid-19, bem como informação divulgada pela Organização Mundial de Saúde, que passa a surgir em etiquetas ao lado de publicações que discutem a segurança das vacinas para a Covid-19. Estas etiquetas informativas foram lançadas, para já, em seis línguas e o português é uma delas.
Em breve a ferramenta chega também ao Instagram, onde vai disponibilizar as mesmas funcionalidades e mais algumas, como sejam etiquetas próprias que quem leva a vacina pode usar para partilhar conteúdo no Stories e inspirar outros a fazerem o mesmo.
Zuckerberg revelou ainda, no mesmo post, que a empresa está também a trabalhar com entidades de saúde para tirar o melhor partido dos chatbots em contas oficiais no WhatsApp, como mais uma forma de agilizar o registo para a vacinação e recorda que, entre ONGs e entidades públicas, por esta via foram já enviadas mais de três mil milhões de mensagens a cidadãos sobre a Covid-19.
Nesta publicação, o fundador do Facebook também sublinhou que a rede social já ligou 2 mil milhões de pessoas à informação oficial sobre a Covid-19.
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