
Espanha conheceu o arquivamento de mais um caso envolvendo um portal que apresentava links para sites P2P. O juiz responsável defendeu não existir qualquer delito.
A decisão refere que o site, "atendendo aos próprios relatórios policiais, não contém ficheiros de obras audiovisuais, mas apenas ligações P2P (...). Não existe conteúdo algum em www.naiadadonkey.com", escreve o El Mundo, citando o magistrado.
O caso remonta há três anos, numa operação de grande escala que envolveu a detenção de várias pessoas e o bloqueio de páginas Web, entre elas a naiadadonkey.com, que vê agora o processo arquivado, tal como já tinha acontecido relativamente aos sites Indicedonkey e emule24horas, escreve o El Mundo.
"É complicado criminalizar alguém que desenvolveu uma ferramenta tecnológica, pois tal cria uma incerteza absoluta para todos os que apostam na inovação", refere o juiz na sentença de 19 de Junho conhecida agora.
Escreve-se ainda que, "embora seja verdade que o direito penal anglosaxónico da propriedade intelectual nos últimos tempos venha a perseguir este tipo de condutas, esse mesmo direito não tem nada a ver com a legislação espanhola".
Reconhecendo a necessidade de defesa dos direitos de autor, o juiz considera contudo que estes têm de ser coordenados com os "direitos dos utilizadores" e que essa relação não pode ser feita à custa de uma "criminalização generalizada da sociedade".
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários