A partir de hoje e até ao próximo dia 6 de Dezembro decorre a segunda edição da CyberMonday portuguesa. A primeira edição desta iniciativa de descontos criada nos Estados Unidos decorreu no ano passado e, com nova organização, volta este ano à cena.



Tal como o TeK adiantou há algumas semanas o site comparador de preços KuantoKusta, que no ano passado organizou a primeira CyberMonday, este ano assegurou que não voltaria a realizá-la por falta de adesão do mercado.



O responsável de marketing da empresa explicava ao TeK na altura que ainda foram feitos alguns contactos para retomar a iniciativa em 2010, mas a empresa acabou por não avançar, por perceber que as condições que os lojistas estavam dispostos a assegurar não seriam muito diferentes das promovidas no ano passado.



Contudo, a CyberMonday portuguesa arranca hoje, agora com organização da ecoupons.com, empresa especializada no comércio electrónico com descontos. No site oficial explica-se que a organização pretende levar esta tradição americana das compras com descontos a antecipar o Natal para fora dos Estados Unidos. Neste sentido está a promover um primeiro esforço em alguns países da Europa, Portugal incluído.



A ideia é fornecer ligações para lojas locais e internacionais (que façam entregas em Portugal) que estejam a praticar descontos nas suas lojas online. O TeK contactou entretanto a ecoupons.com para perceber o critério de selecção das lojas locais que figuram da lista apresentada no site. Nas respectivas moradas não existe referência à iniciativa, nem descontos especiais à vista (com excepção das campanhas natalícias). No caso da Apple, por exemplo, a promoção indicada é a de portes gratuitos para compras acima dos 121 euros, prática habitual da loja.



Via email, o fundador da ecoupons.com explica: "estamos a negociar com as lojas para ter vendas CyberMonday como nos Estados Unidos", detalha Matthew Cheng, acrescentando que todas as marcas listadas têm já em marcha campanhas neste momento (na maior parte dos casos alusivas ao Natal).



No que se refere às expectativas em torno desta CyberMonday portuguesa, a empresa acredita que a adesão à iniciativa "vai crescer lentamente no início".



"Este é apenas o segundo ano de promoção da CyberMonday em Portugal. Nos Estados Unidos também passaram vários anos até que os retalhistas começassem a adoptar esta prática de vendas", defende o responsável da ecoupons.com.



O TeK voltou também a contactar o KuantoKusta, que tem a decorrer uma nova campanha de descontos natalícios, o Guia de Natal. A empresa confirmou que já não é detentora do domínio que aloja a CyberMonday e que esta nova edição não passa por si.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.