É já na próxima segunda-feira, dia 30 de Novembro, que Portugal recebe pela primeira vez a CyberMonday. Uma iniciativa que nasceu em 2005 nos Estados Unidos e desde então promove as compras online com descontos especiais, todos os anos na véspera da chegada do mês de Natal.

Em Portugal a iniciativa é da responsabilidade do KuantoKusta, um site comparador de preços, e vai prolongar-se até ao próximo dia 6 de Dezembro. Os promotores revelam que aderiram à iniciativa 50 lojas, que vão comercializar produtos de 200 marcas. Os descontos vão chegar aos 60 por cento, assegura Sonia Files, consultora de marketing e comunicação do KuantoKusta.

Numa primeira conversa com o TeK a responsável tinha adiantado que a iniciativa teria uma participação mínima de 100 lojas. Face ao número final agora apontado explica que as propostas recebidas vierem de facto de uma centena de lojas mas que, entre essas, foram escolhidas as melhores ofertas.

"Tivemos de seleccionar as melhores propostas, uma vez que não se pretende a repetição de produtos. Depois dessa selecção, ficaram as 50 lojas", detalha.

"Preferimos ter 50 lojas e 200 marcas com as melhores promoções, do que 100 lojas com promoções boas, mas que não seriam as melhores", acrescenta.

Entre os aderentes estão garantidas ofertas em áreas como a tecnologia, moda e acessórios, brinquedos e puericultura, viagens e outras. Na página de Internet que vai acolher a iniciativa já é possível ver os nomes de alguns parceiros. Nomes como LG, Apple, Staples ou La Redoute estão na lista de aderentes.

Nota de redacção: O nome do Ikea foi retirado do artigo - estava referido como um dos parceiros. Tinha sido avançado pela organização, que agora considera que a marca não pode ser referida como tal por não trazer descontos especiais para a CyberMonday.

Cristina A. Ferreira