David Guetta acaba de lançar uma nova faixa em colaboração com Eminem. No entanto, ao contrário do que seria esperado, o artista norte-americano não profere qualquer verso na canção. Em alternativa, o DJ recorreu a um modelo de inteligência artificial para emular a voz do rapper.

Em concerto, Guetta anunciou "Emin-Ai-em". A faixa conta com uma voz que é particularmente semelhante à do rapper. "Este é o futuro da música rave", gritou.

Tecnológicas alinham-se para concorrer com o ChatGPT. Quais são os projetos e as preocupações com os modelos de IA generativa?
Tecnológicas alinham-se para concorrer com o ChatGPT. Quais são os projetos e as preocupações com os modelos de IA generativa?
Ver artigo

Em vídeo, o DJ explica que tudo não passa de uma brincadeira, mas é a facilidade do processo que impressiona e sublinha quão fácil se tornou mimicar alguém sem o seu consentimento. "Descobri alguns sites de IA - basicamente, é possível pedir-lhes que escrevam letras no estilo de qualquer artista. Pedi-lhe que me escrevesse "um verso no estilo do Eminem, sobre as raves do futuro. Depois, pedi a um outro modelo que recreasse a tua voz, dei-lhe o texto que a IA anterior tinha gerado, reproduzi o resultado final e as pessoas ficaram loucas", explicou.

David Guetta explicou que a música não vai ser lançada comercialmente, mas isso não o absolve de ter reproduzido a música para um grande público sem que o artista tivesse noção que se teria passado.

Nem Nick Cave, nem Jerry Seinfeld ficaram particularmente agradados com algumas tentativas levadas a cabo por fãs de emularem o seu trabalho com a ajuda destas tecnologias. Naturalmente que existem problemas de falsificação de identidade associados, no caso, mas um artista que venha a olhar para a possibilidade com melhores olhos, isto pode significar a rentabilização da sua voz e da sua persona criativa, sem que isso exija real esforço da sua parte. Neste caso, contudo, o controlo sobre o seu nome será sempre essencial.