O jogador uruguaio Luis Suárez ferrou. o jogador italiano Giorgio Chiellini durante a partida da fase de grupos do Mundial de Futebol do Brasil que opôs as duas seleções. O ponta de lança acabaria por ser suspenso pela FIFA, que o impede de jogar e de treinar-se durante as próximas semanas.



Apesar da violência – recorrente – de Luis Suárez para com os jogadores das equipas adversárias, muitos aficionados do futebol continuam a defender o jogador. Pela qualidade ou pela garra que mostra em campo, o atleta do Uruguai recebe quase tanto apoio como opiniões negativas.



Um grupo de piratas informáticos decidiu aproveitar-se desta situação volátil e criou uma página no Facebook onde convida os internautas a assinarem uma petição de apoio a Luis Suárez e que pedia a despenalização parcial do jogador.



Os utilizadores eram depois reencaminhados para uma página falsa, que se fazia passar por uma página do site oficial da FIFA. Aí eram convidados a introduzir alguns dados pessoais, como o número de telemóvel e o endereço de email, para validarem a participação na petição.



Com estes dados os piratas informáticos podem depois passar para a fase seguinte do plano, que passa por enviar mensagens de correio eletrónico ou SMS que exploram esquemas de phishing.



Os laboratório da Kaspersky alertam inclusive para o facto de com dados tão detalhados – nome da pessoa e contactos pessoais – ser possível enviar ataques direcionados e com ameaças específicas.



A ameaça ter-se-á espalhado de forma massiva pelas redes sociais, mas a credibilidade da mesma nunca foi colocada em causa já que a petição também já tinha circulado em alguns fóruns especializados.



Apesar de o phishing ser uma das formas de ataque mais comuns e para a qual os utilizadores estão mais alerta, os cibercriminosos tentam sempre encontrar novas formas de explorar os internautas.



Apple, EDP e Facebook estão entre os últimos exemplos de vagas de phishing que foram detetadas em Portugal.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico