Especialistas em segurança informática descobriram uma nova e sofisticada botnet, que aparenta ser "praticamente indestrutível", uma vez que os responsáveis pela criação do malware que leva à infecção dos computadores parecem ter aprendido com os "erros" dos seus antecessores.

De acordo com os dados da Kaspersky Lab, a nova ameaça terá, durante os primeiros três meses deste ano, infectado mais de 4,5 milhões de computadores com sistema operativo Windows e não apresenta sinais de abrandamento.

A nova rede de computadores zombie - máquinas que uma vez infectadas passam a poder ser controladas remotamente por terceiros e normalmente usadas para distribuir spam ou malware - ficou conhecida como TDL-4, por ser considerada a quarta geração da botnet TDL, descoberta em 2008.

Segundo os especialistas da empresa de segurança informática, o software agora usado para sequestrar os computadores esconde-se em locais onde os programas de segurança raramente procuram. Além disso, a rede é controlada através de um sistema de codificação criado exclusivamente para ela.

Os cibercriminosos que desenvolveram o vírus e controlam a rede terão aprendido com os últimos casos de botnets desmanteladas, criando aquilo que os investigadores classificaram como "a ameaça mais sofisticada da actualidade". O objectivo terá passado por criar uma botnet indestrutível, protegida contra ataques, "concorrentes" e empresas de antivírus.

Os dados disponibilizados pela Kaspersky apontam os Estados Unidos, Índia, Indonésia e Reino Unido como as regiões até à data mais afectadas pela ameaça.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.