A Panda Security detectou um novo vírus de rápida propagação que está a afectar redes informáticas em todo o mundo. Trata-se de uma variante do malware Sality, que se propaga por diversos meios, como o email, dispositivos USB ou pastas partilhadas em redes informáticas.

Segundo a empresa de segurança informática, ao infectar um computador, o Sality cria uma ligação com o exterior, possibilitando aos criadores deste vírus o controlo da máquina. A partir daí, os utilizadores mal intencionados podem executar praticamente qualquer actividade à distância, desde roubar dados pessoais a ataques de negação de serviços a outros computadores na Internet.

O vírus é ainda responsável pela perda de produtividade nos sistemas e nas redes e pela degradação do nível de segurança do PC, já que altera as permissões do sistema operativo, diminuindo o nível da protecção dos dados.

A Panda refere que em Portugal já se conhecem casos de máquinas afectadas por este vírus que pode infectar um computador a partir de um anexo de email. O número exacto de PC infectados não foi adiantado pela empresa.