Foram detidos em Bragança dois homens alegadamente responsáveis por esquemas de phishing que permitiram desviar 250 mil euros das contas de vários empresários portugueses.



Os sul-americanos já tinham sido detidos em Abril em Lisboa na sequência de uma investigação iniciada pela polícia em Fevereiro, que procurava a pista para uma conjunto de burlas denunciadas às autoridades.



Depois de irem a tribunal, os homens - que neste primeiro episódio foram detidos num cibercafé do Colombo - saíram da cidade e mudaram-se para Bragança onde terão continuado a actividade.



Apreensões feitas pela polícia em casa dos acusados já permitiram localizar diverso material informático e software não detectável aos sistemas normais de antivírus, supostamente usado para levar a cabo os ataques que ocorriam quando as vítimas tentavam o usar o serviço Netbanco.



Os dois homens têm 25 e 26 anos e foram detidos pela segunda vez em Bragança na passada sexta-feira dia 6 de Junho. Estão agora em prisão preventiva.



O phishing é um método de operação que consiste em levar o utilizador para uma página idêntica, neste caso ao serviço bancário online, e procurar fazer com que este disponibilize dados que são capturados e usados mais tarde para aceder ao respectivo serviço.



Neste caso, os dados eram usados para aceder às contas bancárias das vítimas e transferir dinheiro para as contas dos burlões. A polícia não descarta a hipótese de vir a identificar novas vítimas do esquema, quando inspeccionar o material informático recolhido junto dos suspeitos, indicam as informações fornecidas a vários órgãos de informação nos últimos dias.



Notícias Relacionadas:

2008-05-19 - Portugal envolvido em rede de phishing desmantelada nos EUA

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.