A devolo vai alargar a oferta de adaptadores powerline no mercado português ao disponibilizar os novos dLAN 500 Wi-Fi, dLAN 500 duo e dLAN 500 duo+. Mais do que uma revolução nas velocidades de transmissão - continuam nos 500Mbps - ou na tecnologia dos próprios adaptadores, os novos equipamentos aparecem apenas como uma maturação da tecnologia que tem sido desenvolvida.

A mais recente geração de adaptadores dLAN destacam-se pelo tamanho mais reduzido e pelo chipset renovado, que permite reduzir os custos de produção. Um dLAN 500 duo pode ser comprado por 49,90 euros e o dLAN 500 duo+ custa 54,90 euros - estes dois modelos vêm equipados com duas ligações ethernet e o duo+ integra ainda uma tomada elétrica.

O dLAN 500 Wi-Fi tem um preço de 69,90 euros e é para já o único disponível para compra. Os outros dois modelos chegam daqui a três ou quatro semanas, ao que o TeK apurou.

O valor dos equipamentos aumenta algumas dezenas de euros caso o consumidor prefira comprar o starter kit, que traz dois adaptadores, ou o networking kit, um pacote com três adaptadores.

[caption]devolo wifi[/caption]

Portugal, o bom mercado

Crise à parte, o gestor de vendas da devolo, Nicolai Kollock, contou ao TeK que a comercialização dos dispositivos dLAN em Portugal têm aumentado e a quota da empresa é agora de 85% no mercado nacional.

Sem revelar números específicos, o gestor alemão considera o mercado português como um dos mais fortes a nível europeu no segmento do consumo particular.

Mas Portugal continua a apresentar uma grande lacuna na opinião de Nicolai Kollock: a perspetiva que os utilizadores têm da empresa e dos próprios equipamentos como retransmissores de Internet através da rede elétrica. Muitos preferem os replicadores de Wi-Fi e ainda existe desconfiança relativamente à fiabilidade e segurança da tecnologia dLAN.

O sales manager quer alterar esta ideia dos consumidores portugueses e revelou que esta é uma das prioridades da empresa para os próximos tempos.

Para o futuro e ainda durante 2013, a devolo pode introduzir nos mercados novos adaptadores dLAN com velocidades que podem atingir os 700Mbps, teóricos, e em 2014 é expectável que a velocidade dos adaptadores chegue mesmo a 1Gbps.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico