Os primeiros sufixos de endereços de sites da Web ".name" exclusivamente destinados a indívíduos foram activados hoje. A Global Names Registry, empresa londrina que recebeu em Novembro de 2000 por parte do ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) o direito de administrar este domínio de topo (TLD - Top-Level Domain), espera que, desta forma, os cibernautas sejam atraídos por endereços de email e de sites da Web contendo os seus próprios nomes.



Segundo a Global Names Registry, a adesão ao novo TLD durante o período de pré-registo que decorreu em Dezembro superou as expectativas, tendo a empresa vendido mais de 60 mil domínios anuais e endereços de email. O registo em tempo real irá ter início a partir de Maio. Até lá, de duas em duas semanas será activado um novo lote de registos.



Cerca de metade das vendas de endereços com o novo sufixo tiveram origem nos Estados Unidos. Como já seria de esperar, Reino Unido, Alemanha, França lideraram na Europa os pré-registos. O Japão ficou em quinto lugar na lista de vendas totais de domínios e endereços de email.



A companha prevê também alargar a utilização do domínio a telemóveis e outros dispositivos pessoais móveis até ao final de 2002. Até agora, os utilizadores da Internet com páginas pessoais tendiam a empregar o domínio ".org", que está habitualmente associado a organizações não-lucrativas.



O sufixo ".name" foi um dos sete novos TLDs aprovados em Novembro de 2000 pelo ICANN. Deste grupo, fazem parte o ".info" e ".biz" para uso geral, ".pro" para profissionais, ".museum", ".aero" e ".coop" para sites especializados produzidos por museus, companhias aéreas e negócios.



Esta foi a mais recente actualização do sistema de nomes de domínio, desde a sua criação em meados dos anos 80. Os novos nomes foram aprovados no sentido de ajudar a diminir a escassez de domínios interessantes disponíveis. Os registos de sites ".com", ".org" e ".net" mais do que triplicou durante 2000, terminando o ano com 28,2 milhões.



Mas o processo de criação dos novos sufixos demorou mais tempo do que se esperava. Enquanto isso, as dotcoms começaram a falir e os nomes perderam muito do seu valor especulativo. O número total de registos de nomes de domínio aumentou apenas ligeiramente em 2001, situando-se actualmente nos 32 milhões, segundo dados da DomainStats.com.



Os sufixos ".biz", para empresas, e ".info", para sites de informação, entraram em vigor no ínicio de Novembro e contam já com cerca de 700 mil e 500 mil de nomes registados, respectivamente. Outro domínio de topo que também entrou em actividade nessa mesma altura foi o ".museum", embora ainda de uma forma provisória, pois os nomes atribuídos podem ainda mudar.



A 9 de Janeiro foi a vez do ".coop", para cooperativas empresariais. Até agora, estes TLDs não tiveram muito êxito, tendo sido apenas requeridos poucos milhares de endereços para cada. Com estreia marcada mais para o final do ano, estão o ".aero", para companhias de aviação, e o ".pro", destinado a profissionais liberais.



Os domínios específicos para individuais tinham já sido também incluidos por vários países na lista de subdomínios classificadores. Foi o caso do ".nome.pt", que entrou em vigor em Fevereiro de 2001 e o ".me.uk", disponível desde ontem (veja Notícias Relacionadas).



Notícias Relacionadas:

2002-01-14 - Cibernautas ingleses com direito a registar no domínio ".me.uk"

2002-01-03 - Número de sites e domínios Internet com pequena redução em 2001

2001-12-14 - NeuLevel contabiliza meio milhão de registos ".biz" no primeiro mês

2001-10-21 - Domínios ".museum" e ".biz" estarão disponíveis no início de Novembro

2001-09-11 - ICANN aprova domínios ".museum", ".coop" e ".aero"

2001-07-06 - ICANN aprova domínio de topo ".name"

2001-05-16 - Domínios ".biz" e ".info" a funcionar ainda este ano