A Comissão Europeia e a EURid assinaram finalmente o contrato que reconhece o consórcio como entidade implementadora e gestora, ou registry, para o domínio de topo ".eu" que a partir de 2005 poderá integrar endereços Internet, identificando indivíduos residentes e entidades com sede no espaço europeu.



A escolha desta organização não-lucrativa, com sede em Bruxelas, havia sido oficialmente confirmada pelo executivo europeu em Maio de 2003 (ver Notícias Relacionadas). O consórcio EURid integra a DNS - de capitais belgas -, o Instituto de Informática e Telemática (ITT) do Conselho Nacional de Investigação da Itália e a NIC-SE da Suécia, sendo que cada um dos membros administra actualmente os domínios de topo ".be", ".it" e ".se" dos seus respectivos países.



Antes que se inicie o período de registo de nomes de domínio .eu ainda falta ultimar alguns aspectos da infra-estrutura técnica e software, salienta a Comissão. As empresas autorizadas a registar domínios em nome de clientes também têm de ser acreditadas, quando o registry terá que aprovar a política de registo, em processo de consulta com a Comissão e outras partes interessadas.



Durante os primeiros quatro meses de funcionamento haverá um período reservado às marcas registadas e outras entidades ou indivíduos com direitos de nome detidos anteriormente que queiram às suas denominações o sufixo .eu. Depois deste período de "sunrise", arranca o regime geral de registos permitindo a qualquer indivíduo que resida no seio da União Europeia ou entidade que tenha a sua sede registada, escritórios ou administração central no espaço comunitário, bem como qualquer organização estabelecida num dos Estados-membros, adicionar a um endereço Internet o domínio de topo ".eu".



Notícias Relacionadas:

2004-05-06 - Regras do domínio .eu publicadas no Jornal Oficial da União Europeia

2003-05-22 - Comissão Europeia confirma selecção de EURid para gestão do domínio de topo ".eu"