O projeto 8M Pixels foi lançado hoje e por enquanto a página está quase vazia mas quem se lembrar da iniciativa de Alex Tew - o jovem de 21 anos que em 2005 conseguiu mais de 1 milhão de dólares a vender espaço na página The Million Dollar Homepage, entregando cada pixel ao preço de 1 dólar – sabe que é possível mudar rapidamente o cenário. Basta que a iniciativa se torne viral.
A ideia surgiu numa hackathon da Kwamecorp em Lisboa e junta Henrique Aparício, Hugo Alves, Jonathan Tavares e Sara Ribas. Só que em vez de servir para ganharem dinheiro os criadores do projeto 8M Pixels querem que a iniciativa ajude a mudar o mundo. Ou pelo menos a melhorar a vida das pessoas ajudadas por várias organizações sem fins lucrativos, como os Médicos sem Fronteiras e a Fundação contra a Malária. 

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Hugo Alves explicou ao TeK que os criadores do projeto têm confiança de que a iniciativa pode ter sucesso e tornar-se viram. “Sabemos que há muita gente no mundo a apoiar estas causas e esta é uma forma diferente de o fazerem e de promoverem também projectos próprios”.

"Uma das vantagens de lançar um projecto destes em 2016 é a presença ubíqua das redes sociais na nossa vida. Uma ideia que consiga tocar as pessoas tem muito boas probabilidades de ultrapassar fronteiras e chegar a todos os cantos do mundo" lembra Hugo Alves.

O site foi desenvolvido numa das hackathons que se realizam regularmente na Rua Garret à sexta feira, e junta funcionários da Kwamecorp e da impossible, que cederam também do seu tempo pessoal para desenvolver a ideia. Destas hackathons já sairam outros projetos como a Nikabot ou o Platypus, um teclado inteligente.

 

E como funciona?

A página web criada para o 8M Pixels suporta 8 milhões de pixels e os criadores garantem que é a primeira página 4K. Quem quiser ver o seu logotipo colado neste espaço tem de pagar por cada pixel utilizado, sendo que para promover a iniciativa o espaço foi dividido em 4 partes, custando os primeiros 2 milhões de pixels 1 cêntimo cada um, o segundo bloco 10 cêntimos cada, o terceiro 1 euro e o último 10 euros cada pixel.

Na prática agora cada logo de 10x10 custa apenas 1 euro, mas o preço vai aumentar à medida que o espaço estiver mais ocupado.
O dinheiro não é enviado para os organizadores mas deve ser doado a uma das instituições de caridade selecionadas, e só depois do recibo de pagamento ser processado é que o logotipo fica visível, com o link para um website, um email ou uma página do Facebook. Simples e prático. E com impacto positivo garantido.
Para já o processo de submissão ainda não é automático, e o pedido deve ser feito por email, mas admin@8mpixels.com na próxima semana deve estar automatizado.
O potencial de conseguir 22 milhões de euros é o cálculo feito pela equipa que desenvolveu o 8M Pixels, mas na verdade embora pareça muito dinheiro esta é uma gota no oceano das necessidades das organizações que apoiam refugiados, ou combatem doenças como a malária.
O TeK já reservou espaço para o logotipo com link para o site. E você, também quer ajudar a mudar o mundo, um pixel de cada vez?

Fátima Caçador

 

Nota da Redação: A imagem do site foi atualizada depois da colocação do logo do TeK SAPO.